quinta-feira, 1 de abril de 2010

II Encontro Pernambucano de Psicologia Social

Eixos e regras para Submissão de trabalhos (formato, envio e apresentação) - APRESENTAÇÕES ORAIS.

Ao menos um do autor do trabalho deverá estar inscrito no encontro. O trabalho deverá ser situado em um dos eixos temáticos. Conforme o Encontro Nacional da ABRAPSO, são eles:


1 – Educação

Contribuições situadas na interface da Psicologia Social e da Educação, abrangendo os processos educativos presentes na experiência social, envolvendo questões atuais sobre educação concebida como direito, dispositivo de cidadania e condição de aprofundamento da democracia.

2 – Saúde

Trabalhos desenvolvidos na interface da Psicologia Social e Saúde, abrangendo também a dimensão coletiva e cultural dos processos aí implicados, e que buscam fortalecer o diálogo com os diferentes níveis de atenção à saúde, inserindo-se no atual debate sobre saúde como direito e condição de cidadania.

3 – Trabalho

Experiências e pesquisas que discutam a relação trabalho e subjetividade tomando como ponto central de articulação os efeitos das transformações contemporâneas sobre os modos de subjetivação. Abarca a diversidade de ferramentas conceituais e metodológicas desenvolvidas pela psicologia social na interface com outras disciplinas que se dedicam a este campo de pesquisa-intervenção.

4. Política, democracia e movimentos sociais

Contribuições que focalizem os processos de democratização da sociedade brasileira; reflexões sobre a política e o político; fenômenos políticos emergentes de ações de indivíduos, grupos e movimentos sociais tais como comportamento eleitoral e ações coletivas, discursos políticos, participação social/esfera pública; reflexões sobre cidadania desde a articulação entre psicologia social e política.

5. Mídia, Comunicação, Linguagem e objetivações artísticas

Trata das contribuições sobre os processos que envolvem a produção discursiva em contextos midiáticos, os processos de subjetivação mediados pela comunicação globalizada na sociedade contemporânea e as diversas formas de objetivação artística.

6 - Processos organizativos e comunidades

Visa fortalecer o dialogo entre três linhas importantes de estudo e intervenção em psicologia social: as comunidades, os grupos sociais formais e informais e os diferentes tipos e práticas organizativas. Acolhe trabalhos que se insiram em qualquer uma dessas linhas ou busquem articulá-las como instrumentos de enfrentamento às desigualdades e hierarquias sociais.

7 - Ética, violências e direitos humanos

Trabalhos que focalizem três eixos de reflexão que norteiam a convivência entre pessoas em diversas esferas da vida social: os valores éticos, as distintas formas de violência material e simbólica e os direitos humanos.

8 - Histórias, metodologias e teorias

Trabalhos que discutem diferentes perspectivas históricas e teóricas da psicologia social, bem como pressupostos metodológicos na produção do conhecimento. Reúne contribuições que as tratem de forma singularizada ou em estreito diálogo com a Epistemologia, com a ética e com a Política.

9 - Gênero, sexualidade, raça e idade

Experiências, estudos e/ou pesquisas que focalizam o poder, em sua dimensão relacional, que se organiza em posições identitárias e práticas interpessoais, institucionais e culturais, marcadas por categorias e sistemas sociais tais como: sexo-gênero, orientação sexual, raça-etnia e idade-geração.

10. Ruralidades, cidades e produção de territórios de existência

Trabalhos que discutam a relação entre a produção de modos de existência e a constituição dos territórios/fronteiras espaciais, analisando seus efeitos políticos, econômicos, culturais, sociais e históricos. Pretende reunir experiências, estudos e pesquisas que enfoquem os diferentes territórios de vida, trabalho e moradia nas cidades, no mundo rural e nas experiências de indígenas, povos das florestas, quilombolas, pescadores(as), camponeses(as) e populações urbanas.

11 - Outros

Trabalhos que não se enquadrem nos eixos, anteriormente citados. Porém, que tragam reflexões de interesse para o campo da psicologia social.



Além de direcionado ao eixo, o trabalho deverá ser enviado ao e-mail trabalhosabrapsope@gmail.com, e deve trazer como título o eixo para o qual será submetido.


Os trabalhos apenas serão submetidos a analise se enviados ao e-mail acima e com o formato da ficha de inscrição de trabalhos disponivel no site.


O texto do resumo não deve ultrapassar 250 palavras. Deve trazer objetivo do trabalho, pressupostos tóricos-metodológicos, as discussões suscitadas e a relevância do trabalho para o campo da psicologia social.

Ao final do resumo, devem ser indicadas no máximo cinco palavras-chaves.


ATENÇÃO: o e-mail pelo qual você enviará o seu trabalho ficará em nosso sistema como referência para contatos.

21 comentários:

Anônimo disse...

Quantos trabalhos podem ser enviados por autor?

Anônimo disse...

Se o trabalho for feito por mais de uma pessoa, todos recebem certificado??

Núcleo Abrapso PE disse...

Olá,

Poderão ser enviados no máximo três trabalhos por autor(a).

Será entregue apenas um certificado com o nome de todos os autores/autoras à pessoa que apresentar o trabalho. Os demais autores(as) poderão tirar xerox do certificado.

Anônimo disse...

Olá,
Gostaria de saber se só é preciso enviar o resumo do trabalho, já que não foi colocada nenhuma informação sobre o trabalho completo.

Grata!!

Unknown disse...

Olá, meu grupo de pesquisa gostaria de propor uma mesa. Isso é possível?
Obrigado!

Anônimo disse...

Olá, como faço o depósito para a inscrição no evento. Já procurei o blog todo e não vi número de conta nem nada...

Núcleo Abrapso PE disse...

Olá,

Respondendo as perguntas de vocês:


1.É preciso enviar somente o resumo do trabalho. Não enviar trabalho completo;


2.Daniel, infelizmente, não haverá espaço para proposição de mesas, que já têm propostas prontas, de acordo com a programação. Só há espaço para proposição de Gts.

3.O NÚMERO DA CONTA BANCÁRIA ESTÁ NA FICHA DE INSCRIÇÃO DO ENCONTRO. Download no gadget ao lado direito do blog.

Obrigada!

Anônimo disse...

E se o trabalho se encaixar em 2 eixos,o que fazer?

Unknown disse...

Gostaria de saber se o prazo das inscrições de trabalho será prorrogada. Enviei um trabalho hoje (07/05/10) e gostaria de enviar outro que ainda não está pronto.

obrigada

Núcleo Abrapso PE disse...

Olá,

Se o trabalho se encaixar em dois eixos, fica a critério do(s) autor(es) escolher um deles.

Abraços.

Núcleo Abrapso PE disse...

Olá.

O prazo para submissão de trabalhos foi sera assim adiado para o dia 15/05/2010.

Abraços.

Anônimo disse...

Quais são os hoteis, pousadas, mais perto do local do evento...
Ass: Larissa

Anônimo disse...

Bom Dia! Gostaria de saber se os resumos serão publicados em Anais!
E se vocês irão divulgar a programação (Horário e dia) de apresentação dos trabalhos no site, antes do Evento!

Obrigada!

Raquel Gregório disse...

Olá gostaria de saber se a inscrição do evento deve ser feita antes de enviar a submissão de trabalho? ou pode deixar para fazer a inscrição no evento depois de receber o resultado se foi aprovado o trabalho ou não?

grata,

Núcleo Abrapso PE disse...

Olá,

- Em breve, estaremos disponibilizando uma lista de locais de hospedagem em Recife, além de outras informações importantes sobre a cidade e local do Encontro;

- Os resumos serão sim publicados em anais e também será divulgada a programação de apresentação de trabalhos antes do evento.

- Não é necessário fazer a inscrição do encontro antes de submeter o trabalho.

Abraços!

Anônimo disse...

O trabalho inscrito além do autor poderá ter mais quantos co-autores?

obrigada

Anônimo disse...

O orientador do trabalho entra como co-autor?
Abraços

Unknown disse...

Rose Massapê,
Bom dia!
Só tive acesso ao comunicado sobre o evento e à data para submissão de trabalhos hoje, gostaria de saber se haverá prorrogação de prazo para a entrega de trabalhos, pois, interesso-me em apresentar uma proposta dentro dos eixos exigidos.
Obrigada.

Núcleo Abrapso PE disse...

Olá Rose,

Infelizmente não haverá mais prorrogação do prazo para a entrega dos trabalhos.
Sinta-se à vontade para participar e construir nosso encontro de outras maneiras... valerá a pena!

Abraços!

Allyne Evellyn disse...

QUAL É A DATA EXATA DO EVENTO???
QUANDO SAI O RESULTADO DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS!???

Anônimo disse...

Bom Dia!
Ainda posso enviar trabalho para análise?