O que é o Núcleo ABRAPSO-PE?





Somos um núcleo da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), 


uma sociedade sem fins lucrativos, fundada durante a 32ª Reunião da SBPC, no Rio de Janeiro, em julho de 1980, fruto de um posicionamento crítico na Psicologia Social desde a sua criação. A ABRAPSO tem sido um importante espaço para o intercâmbio entre estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais, docentes e pesquisadores/pesquisadoras. Ela se organiza em três níveis: nacional, regionais e núcleos locais.

Nosso Núcleo (ABRAPSO/PE) começou a se estruturar no último Encontro Nacional da ABRAPSO, em novembro de 2007 e centrou, nesse primeiro semestre, no apoio a eventos cujos temas nos parecem relevantes e, historicamente, vem sendo de interesse para a Psicologia Social. A partir de 2008, nossos passos aqui em Pernambuco se concretizaram com a realização de uma primeira reunião ampliada no dia 4 de abril que contou com professores/professoras, estudantes de graduação e pós-graduação, integrantes de ONGs e técnicos/técnicas de serviços psicológicos.

A partir daí, esse coletivo foi tomando forma com a construção do I Encontro Pernambucano da ABRAPSO que foi disparador de trocas e, sobretudo, de crescimento. Com o tema “Psicologia social em Pernambuco: (des)encontros entre a produção acadêmica, os movimentos sociais e os serviços públicos”, o encontro se realizou no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE ao longo dos dias 07 e 08 de agosto de 2008. Tal movimento teve como principal marca o esforço de reunir aqueles interessados na psicologia social, seja como referencial teórico, seja como instrumento de intervenção social.
Após a realização do Encontro, re-estruturamos a composição do Núcleo PE e atualmente funcionamos com uma estrutura que, baseada na diretriz da atual gestão Nacional, articula uma diversidade de atores/atrizes advindos/advindas dos movimentos sociais, das universidades (professores/professoras e estudantes), das organizações não-governamentais e das instituições governamentais. Assim, a ABRAPSO-PE se estrutura com uma coordenação e suas comissões.

- Coordenação do Núcleo: Tiago Correa (Coordenador), Adelle Nascimento (Secretária) e Clarissa Cabral (Tesoureira).
Comissão Organizadora do Encontro: organiza a cada dois anos o Encontro Pernambucano de Psicologia Social, de modo a proporcionar um espaço de discussão e reflexão sobre psicologia social no nosso estado, com o objetivo de promover a circulação dos trabalhos e pesquisas mais recentes no campo, integrando pesquisadores, profissionais e militantes, através de mesas, oficinas e grupos de trabalho.
Comissão das Rodas: propõe mensalmente nossas já tradicionais Rodas de Conversa, um encontro dialógico para debater temáticas de interesse de maneira dinâmica e horizontal, sempre com a presença de facilitadores que tenham uma maior apropriação da temática proposta.
Comissão de Comunicação: responsável pela comunicação interna e externa do nosso núcleo, pela manutenção do blog, e pela divulgação virtual e impressa de nossas atividades.
No próximo ano (2010), iremos realizar nosso II Encontro Pernambucano de Psicologia Social. Lembrando que no ano seguinte estaremos contribuindo para a promoção do Encontro Nacional da ABRAPSO. Àqueles e àquelas que desejarem contribuir nesse processo, sinta-se desde já condidados/convidadas.